Projeto NÚCLEO DE FIBRAS


O Projeto NÚCLEO DE FIBRAS da COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTANA

CONQUISTOU O PRÊMIO ESTADUAL NA VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL CAPIXABA


A artesã quilombola JUREMA DA CONCEIÇÃO GONÇALVES do Coletivo Cultural Mulheres de Fibras recebeu a nota máxima no Edital 016/2019 Valorização da Diversidade Cultural Capixaba com o Projeto NÚCLEO DE FIBRAS. A Arte Quilombola conquistou o Espírito Santo através da arte com o aproveitamento de fibras dos troncos de bananeiras, produção e exposições de artesantos. Atividades que além da geração de renda para as artesãs na Comunidade Quilombola de Santana promove a auto estima e integração social.

O Projeto NÚCLEO DE FIBRAS realizado seguindo os princípios da Economia Criativa e Solidária na Comunidade Quilombola de Santana em Conceição da Barra. Em tempos de pandemia do Covid-19, as atividades serão transmitidas através de Plataforma de Transmissão On Line, com participação dos Oficineiros Ao Vivo, com vídeos e interatividades.

Será promovido um intercâmbio com os municípios da região norte capixaba, para dinamizar a Rede Empreender Jovem. O Coletivo Mulheres de Fibras vem acumulando experiências com uma trajetória de sucesso. Serão protagonistas com as seguintes Oficinas de Artes Gratuitas:

(1) - "OFICINA DE ECONOMIA CRIATIVA & EMPREENDEDORISMO".

(2) – “OFICINA DE PREPARAÇÃO DE FIBRAS”.

(3) - “OFICINA DE CRIAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS ARTÍSTICOS.

(4) - “OFICINA DE CRIAÇÃO DE PRODUTOS ARTESANAIS UTILITÁRIOS”.

(5) – “OFICINA DE DESIGN E COMUNICAÇÃO.

(6) - “OFICINA DE MARKETING CULTURAL E VENDAS”, e

(7) - "OFICINA DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS", para realizar as atividades:

(8) - EVENTOS MOSTRAS, EXPOSIÇÃO E FEIRAS, e em especial atender as comunidades quilombolas interessadas neste desenvolvimento sociocultural.

O Projeto NÚCLEO DE FIBRAS realizado com recursos do Funcultura – Fundo Estadual de Cultura, da Secult/ES – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Espírito Santo.

Os interessados podem obter mais informações através dos tels.: Núcleo de Fibras: 27-9-9913-9330 JUREMA GONÇALVES. Ou Produção: 27-9-9951-9050 [armando.mecenas@gmail.com].